Caracterização do apicultor

Inquérito sobre o impacto da vespa asiática na atividade apícola

A APIMIL está a realizar um questionário para perceber o impacto que a vespa asiática está a ter na apicultura, não tendo por isso qualquer exploração comercial. Preencha aqui o questionário.

Iconhttps://drive.google.com/open?id=1eK0kBuIOARtU8LJMye0w9nkMbXy0nxDzE94aAPJNSGA

sexta-feira, 9 de junho de 2017

SEMINÁRIO - Apicultura, Agricultura e Biodiversidade

SEMINÁRIO
Apicultura, Agricultura e Biodiversidade
Feira Nacional de Agricultura 2017




Integrado na Feira Nacional da Agricultura 2017, este ano dedicada à produção de cereais, a FNAP organiza o Seminário “Apicultura, Agricultura e Biodiversidade“. Este evento é gratuito e encontra-se integrado no Programa da FNA 2017, decorrendo no dia 16 de junho, sexta-feira, na Sala Scalabis do CNEMA, a partir das 14h30.
Pretende-se discutir e melhor conhecer a forma como interagem as abelhas com as outras atividades agrícolas e florestais e quais as consequências ambientais e económicas para a apicultura e para a produção de mel, mas também para a produção agrícola nacional, decorrentes desse convívio.
Do programa constam 4 apresentações todas de grande interesse:
  • João Coimbra, agricultor, produtor de cereais de regadio e dirigente associativo, dará a conhecer um projeto em desenvolvimento na sua exploração, onde são postas em prática e estudadas várias soluções que procuram mitigar eventuais impactos ambientais decorrentes da prática agrícola, monitorizando-se há mais de 5 anos as populações de abelhas, de aves e de outra fauna, como batráquios;
  • Cristina Amaro da Costa, investigadora da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viseu apresentará o projeto de Grupo Operacional  “PP4B – Impacto dos pesticidas nas Abelhas e na Apicultura” de que é coordenadora, e com o qual se pretende avaliar o risco de mortalidade de abelhas por aplicação de produtos fitofarmacêuticos em sistemas agrícolas de Portugal;
  • Henrique Pereira, investigador do Departamento de Ecologia da Universidade de Coimbra, onde coordena diversos projetos de monitorização de polinizadores em espaços florestais e agrícolas;
  • Catarina Reis e Teresa Sezinando da ANIPLA, parceira da FNAP no Centro de Competências da Apicultura e da Biodiversidade, trazem a visão desta organização associativa acerca da proteção de plantas e a biodiversidade.
O dia de trabalho termina com a entrega de prémios do Concurso Nacional de Mel 2017.
A entrada é gratuita, mas a inscrição obrigatória. Obtenha aqui a ficha de inscrição, a qual deve ser enviada devidamente preenchida para info@fnap.pt.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário